sexta-feira, 29 de julho de 2011

Bukowski

 
"Me sinto bem em não participar de nada. Me alegra não estar apaixonado e não estar de bem com o mundo. Gosto de me sentir estranho a tudo..."
Li essa citação num face, achei tão amarga e tão hipócrita, que se uma pessoa tem que escrever que se sente bem é porque não se sente tão bem ao ponto de transparecer...
Copiei, colei e passei algum tempo refletindo o que exatamente essa frase me diz. Não consegui pensar em nada que pudesse ser escrito, mas ao mesmo tempo, ela é profunda e revela grande parte da alma de que a citou. Pertence a uma minoria “estranho a tudo”, não se enquadra aos padrões sociais imposto. Logo, certamente passou por algum tipo de preconceito. Isso já é muito para saber de uma pessoa apenas por uma citação.
A expressão da frase, a colocação das ideias têm um “Q” de gênio, mesmo julgando a pessoa que escreveu, é alguém que merece minha admiração. Aliás, atualmente a ignorância é tanta que qualquer pessoa que respeite a língua portuguesa já merece minha admiração.
Continuei olhando pra frase, meio que percebi que ela olhou pra mim, rolou um certo flerte. Me identifiquei um pouco com ela, não que eu não goste de participar de nada, nem me alegro em não estar apaixonada e tão pouco gosto de me sentir estranha a tudo. Mas ainda assim teve uma identificação que não pude entender ao certo.
Não desisti, insisti um pouco mais, li, reli, continuei olhando, por vezes me identificava, por vezes sentia repulsa. O pior é que não conseguia ficar neutra, sem nenhuma sensação. O pior mesmo é que não conseguia simplesmente fechar a janela, ignorar e continuar meu afazeres. Algo mudou dentro de mim, algo foi tocado por essa citação, algo queria exteriorizar uma nova ideia, alguma coisa diferente. Coube a mim escrever buscando sentido para as coisas sem sentidos que estava sentindo.
Mas confesso que não ajudou muito, então resolvi pedir ajuda ao oráculo google. Colei no google, apertei o enter e a primeira coisa que apareceu foi “Charles Bukowski”. Pronto, um alívio enorme surgiu, porque o velho safado era mesmo um gênio com as palavras e qualquer coisa que se leia dele tem realmente o poder de te deixar diferente, não imagino que alguém consiga ficar totalmente neutro lendo Bukowski. Logo minha ansiedade passou, realmente já tinha tido contado com um pouco da obra dele e esse é seu perfil, nos tirar da apatia, se não entende o que passou contigo, não tem problema, o que importa é não ficar isento de sensações diante de palavras fortes. Ele era naturalmente amargo, exteriorizava toda sua acidez em textos memoráveis.
Pronto de novo, tranquila, sabendo a origem da citação, conhecendo o personagem que a citou, não entendendo direito minhas sensações, mas acho que nunca vou conseguir, então natural, conhecendo Bukowski já posso entender o que se passou comigo, fechar a janela e continuar minha rotina sufocante.


6 comentários:

  1. Gostei do texto Jaque, até pq tema ver com esse grande escritor.Realmente,independente da amargura do bukowski é impossivel ficar apático diante de seus pensamentos.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Bom ler o que você escreve. Eu nunca tinha ouvido falar desse cara, mas me identifiquei com parte da frase, e digo e repito Jaque, como é necessário ver sempre o outro lado. Fui ler sobre ele, nossa, amei, obrigada por apresentá-lo.

    ResponderExcluir
  4. Por nada Ana, espero q vc faça uma imersão e me ajude a ver os dois lados do que ele diz, pq pra mim é td mto complexo. rsrsrsr

    ResponderExcluir
  5. Quando li a citação eu pensei: "graças a deus já passou" hahaha, então foi bem interessante ler a sua visão da frase, porque eu me identifiquei muito com ela, em um momento da minha vida que me sentia exatamente assim... mas eu gostei que esse momento passou, de qualquer forma gostei do que vc escreveu, vc sempre me faz pensar além, obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Esse descobrir que se é possível através de palavras fazer as pessoas pensarem, repensarem e ter pontos de vista diferentes, tem me motivado a continuar escrevendo e me deixado mto feliz.

    Obrigada pelos comentários de todos!!!

    ResponderExcluir